FOTOGRAFIAS

sexta-feira, julho 01, 2011

Novo espaço de lazer



A praça do Papa João Paulo II foi aberta ao público praiense a 19 de Maio de 2007 com uma cerimónia oficial de inauguração. O acto contou com palavras do Presidente da Câmara, Felisberto Vieira, do Primeiro-Ministro, José Maria Neves e a bênção final correu por conta do Bispo de Sotavento, D. Paulino Évora.

E se ninguém, ali presente, discutia a justiça da homenagem a João Paulo II ou a grandeza da obra, uma preocupação, era com a manutenção de uma praça que, na opinião geral, “orgulha todos os cabo-verdianos, e não só aos praienses”. Os presentes manifestaram o seu orgulho com o facto de o espaço ter sido abençoado pelo Papa João Paulo II quando por ali passou em Janeiro de 1990.

Relativamente à beleza e imponência, as palavras de D. Domingas, de 83 anos, dizem tudo: “Nôs tera dja bira moderno. Ê té ke lá. Mas qui si ka tá dá” (A nossa terra já virou moderna, mais do que isso não é possível). A ela junta-se D. Tereza, de 72 anos, que resistia ao calor e ao sol para não perder nenhum pormenor da cerimónia. “É um lugar sabi”, disse a moradora do Meio da Achada, garantindo que a idade não lhe vai impedir de ir passear nesse novo espaço de lazer.

No acto todos os intervenientes destacaram a qualidade da infraestrutura ora inaugurada e relembraram a vida e a obra do homem, Karol Wojitila, e do sacerdote da “Igreja Universal”, além da sua amizade por Cabo Verde. A população, que compareceu ao acto, essa, agradece por dispor de um espaço nobre para o seu lazer.
Querendo ou não, todos os caminhos e atenções foram dar à Praça João Paulo II, na Achada de Santo António. A movimentação começou mesmo antes da cerimónia oficial de inauguração. E as pessoas não arredaram pé do local nem com o atraso, de uma hora, do início da cerimónia, nem o sol escaldante que se fazia sentir e iluminava, de forma esplendorosa, o espaço, em especial a estátua de João Paulo II concebida por Domingos Luísa.

Mas, no que se refere à manutenção do local, cheio de jardins, brinquedos modernos para as crianças e equipamentos de exercícios físicos, Maria Manuela, uma mãe que ali se encontrava com os seus filhos, tem uma receita: “Vamos trazer as nossas crianças com respeito para não estragar».

Entretanto, a ansiedade das crianças para utilizar o espaço era tamanha que pouco adiantou a segurança no local. Antes mesmo da inauguração oficial do espaço elas tomaram conta do espaço, assumindo o que consideram seu por direito.

Sem comentários:

Enviar um comentário